Marcadores

Nós somos...

Minha foto
Araguaína, Tocantins, Brazil
Blogando aqui: Anny, Débora, Lisa. O CDC foi criado com o intuito de mostrar as novidades tanto do Colégio Unipositivo, quanto do mundo em geral, seja informação ou entretenimento.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Colher De Chá

Vamos dar início à nossa tarefinha de sociologia. E não adianta fazer cara feia - eu sei que você pensou em trabalhos comunitários e afins e deve ter dito algo como "Ugh!". Eu só digo uma coisa: calma, sociologia não é só sobre política, democracia, governo, etc (não esquecendo que são os mais importantes e eu obviamente vou comentar). Nosso tema de hoje é a língua (calma crianças, "língua" aqui está no sentido de idioma). Outro dia, eu estava pensando sobre como o português é complicado - e incrível. Na verdade, ele não tem regras - como o inglês, que é uma lingua técnica -, por ser uma língua latina, portanto, poética. Romântico, não?


O português transforma a pessoa mais simples e desprivilegiada ante a sociedade em alguém que compreende o sentido de muitos pensamentos geniais. Confuso? Vou dar um exemplo bem simples e V. S.ª vai entender. Quando se ouve a expressão "Muito barulho por nada", poucos sabem que é um bordão que saiu da peça Hamlet, de Shakespeare. E é claro que a maioria nunca leu Shakespeare na vida. Existem um universo de expressões de origem desconhecida que são usadas até hoje, e esse é um meio de herdar o conhecimento - um meio piamente espontâneo.

Moral da história:"Tenho uma pátria - a língua brasileira." Adaptado de: Albert Camus.

0 comentários:

 
Copyright © 2010 CDC - Coisa de Colégio | Design : Noyod.Com